Recursos gratuitos para mães, pais, professoras/es e quem se interessa pela saúde e desenvolvimento global da criança

Através da partilha de determinadas dicas e recursos pretendemos debruçar-nos sobre temas que reconhecemos como importantes para a saúde e desenvolvimento global da criança.

Tema “Desenvolvimento emocional da criança”

Experienciar emoções é algo natural no ser humano.

As emoções simplesmente surgem, aparecem, fazem-se sentir. Não obstante, a capacidade de identificar e expressar as próprias emoções de forma saudável, bem como de reconhecer e ematizar com as emoções dos outros, não surge naturalmente, de forma inata. Esta competência, essencial ao desenvolvimento social e emocional da criança, precisa de ser ensinada. E deve sê-lo desde cedo, em prol da saúde e do desenvolvimento global da criança.

Ora espreitem as nossas dicas sobre este tema.

1. Reconheça as emoções do seu filho

Inicialmente a criança não sabe dar nome às emoções e poderá sentir-se assoberbada pelas emoções que vai sentindo.

O reconhecimento das emoções por parte dos pais ajuda as crianças a desenvolver a capacidade de as identificar e a familiarizar-se com uma linguagem que lhe servirá de base para uma melhor gestão emocional.

2. Faça um livro, um gráfico ou uma colagem sobre as emoções em conjunto com o seu filho

Use fotografias, imagens ou desenhos com diferentes expressões faciais e rotule as emoções.

Fale com o seu filho sobre cada emoção e dê asas à imaginação!

3. Faça jogos que permitam praticar a identificação de emoções e sentimentos

Em seguida partilhamos 2 sugestões de jogos que pode criar com recurso a cartolina, canetas, tesoura, fita cola e palhinhas.

Imprima os nossos modelos no link abaixo.

  • Os jogadores deverão lançar o dado à vez e, no seu turno, nomear e mimetizar a emoção do lado do dado que ficar virado para cima.

    Na vez da criança sempre que necessário o adulto deverá ajudá-la a identificar a emoção, nomeando-a (ex. medo) e fazendo (em conjunto com a criança) a expressão facial e corporal correspondente à mesma.

    Aproveite o momento para falar sobre como o seu corpo fica quando sente tristeza, medo, alegria, zanga ou outras emoções. Por exemplo: “quando estou triste o meu corpo parece que fica encolhido, a minha boca e os meus olhos ficam descaídos e às vezes choro”

  • Ponha a tocar excertos de várias músicas que apelem a diferentes emoções.

    Cada jogador deverá escolher em cada excerto a máscara a utilizar para dançar aquela música. Não há escolhas certas ou erradas quanto à máscara a usar uma vez que a mesma música pode apelas a diferentes emoções.

    Usem todo o corpo para dar vida à emoção!