Comparação de Magnitudes*

Projeto neuroeducativo focado no conhecimento numérico da população pré-escolar (3-6 anos). Este projeto visa promover:

  1. A melhoria do conhecimento numérico de todas as crianças;

  2. A redução das assimetrias de aprendizagem entre os pré-escolares de diferentes estatutos socioeconómicos;

  3. Encaminhar as crianças para uma trajetória de aprendizagem normativa da Matemática.

(*) Projeto aprovado pela comissão de ética da Escola Superior de Saúde de Alcoitão em termos de qualidade ética dos procedimentos e metodologia científica.
 
 
  • Crianças pré-escolares

    Idades: dos 3 anos até ao momento de entrada no primeiro ano de escolaridade (tipicamente 6 anos)

  • Intervenção breve baseada no jogo de cartas “A Batalha” (adaptado de Scalise et al., 2017):

    1) 2 momentos de avaliação do conhecimento numérico das crianças (antes e após a intervenção) cada qual com a duração aproximada de 25 minutos;

    2) 4 sessões de intervenção de cerca de 15 minutos cada, com recurso ao jogo “A Grande Corrida”

    3) Individual (1 criança)

  • 1) Melhorar as competências de contagem, identificação de números e comparação de magnitudes simbólica de todos os pré-escolares, particularmente daqueles oriundos de situações de carência socioeconómica;

    2) Mitigar as diferenças no desempenho da tarefa de comparação de magnitudes simbólica entre crianças de diferentes estatutos socioseconómicos.